É a quarta edição da série Call of Duty, sendo a primeira delas em que o enredo não envolve a Segunda Guerra Mundial. O anúncio do lançamento do jogo ocorreu no dia 25 de abril de 2007.
Jogabilidade
Call of Duty 4: Modern Warfare introduziu uma variedade de estilos de jogabilidade. O jogo foge do modelo comum de três países específicos, e permite usa um estilo cinematrogáfico que entrelaça a história dos personagens, Sargento Paul Jackson, que faz parte do "U.S.M.C." - United States Marine Corps (Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos) à do também sargento apelidado de "Soap" Mac Tavish que faz parte das Forças Especiais britânicas, "S.A.S." - Special Air Service (Serviço Aéreo Especial).Sinopse
Tudo começa quando um país do Oriente Médio sofre um golpe militar, seu presidente é executado e suas ruas dominadas por mílicias bem armadas. Todos membros de uma organização conhecida como Op Force, o país então entra em um estado de guerra civil. Você, durante a campanha, o jogador entra na pele de um sargento apelidado de "Soap" (sabão) que foi recentemente colocado sob comando do Capitão Price da SAS. Durante a campanha SOAP e seus companheiros de equipe irão realizar uma série de objetivos-chave para acabar com a Op Force. O jogador também encarna o sargento Paul Jackson, da USMC, realizando missões no Oriente Médio. Durante uma missão o Sgt. Paul Jackson morre devido a explosão de uma bomba nuclear. Após o exército fazer o diagnóstico da situação, você vai à procura dos líderes, Al-Asad e Imran Zakhaev. Quando Al-Asad e o filho de Imran Zakhaev morrem Zakhaev prepara mais ogivas nucleares para atacar os Estados Unidos, objetivando matar milhares de pessoas, cabe a você impedir este ataque e matar Zakhaev.Modo Arcade
Modo Arcade
No "Arcade", dois tipos de desafios podem ser jogados: "Desafio Completo" e "Desafio por Missões".- Desafio completo (Full Challenge)
- No modo "Desafio Completo" o objetivo é juntar o máximo de pontos ao longo de toda a campanha durante a missão de "introdução ao jogo" (Prologue), o "Ato I", "Ato II", "Ato III" e a missão "extra do jogo" (Epilogue) seguindo a ordem.
- Desafio por Missões (Mission Challenge)
- No modo "Desafio por Missões" o objetivo é juntar o máximo de pontos durante a missão que o jogador escolher.
Menu de Códigos
No "Menu de Códigos" é possível ativar códigos habilitados durante a campanha.- Para cada código é preciso um número de "elementos informativos" (Intel Pieces). Os "elementos informativos" são 30 objetos espalhados aleatoriamente pelas missões do jogo.
Veja a lista de códigos abaixo (os números à esquerda, são os "elementos informativos" necessários):
2 | Código Negro (CoD Noir): a tela fica em preto e branco. |
4 | Negativo (Photo-Negative): as cores do jogo ficam contrárias. |
6 | Super Contraste (Super Contrast): aumenta o contraste da imagem. |
8 | Guerra Ragtime (Ragtime Warfare): joga-se em formato filme sci-fi. |
10 | Bombas de Fragmentação (Cluster Bombs): uma mesma granada de fragmentos (frag) explode 5 vezes após ser lançada. |
15 | Um ano ruim (A Bad Year): os inimigos explodem vários pneus quando morrem. |
20 | Câmera lenta (Slow-Mo Ability): joga-se com 40% mais da velocidade normal. |
30 | Munição infinita (Infinite Ammo): munição infinita para todas as armas. |
Multiplayer
- Free-for-All
- É o famoso cada um por si e Deus por todos.
- Team Deathmatch
- Mata-mata convencional, porém, entre equipes.
- Team Objective
- Capturar as bandeiras adversárias é o objetivo no modo "Domination", renascendo a cada morte. Sem poder renascer, caçar e defender são os objetivos no modo "Search and Destroy".
- Team Tactical
- Inclui "Team Deathmatch", "Search and Destroy", "Sabotage" e "Domination" em equipes de 3 contra 3 (ou 2 contra 3 conforme o número de jogadores).
- Capture the Flag
- Capturar as bandeiras do campo inimigo e trazê-las até a sua base.
- Search and Destroy
- Dois Times, um ataca enquanto o outro defende, o atacante deverá plantar um explosivo num dos locais possíveis no campo adversário. Os defensores por sua vez tentarão defender os respectivos locais, caso o explosivo seja plantado os defensores poderão desativá-lo. O jogo acaba no momento em que todos os jogadores de um time morrerem, ou quando o explosivo for desarmado ou detonado.
- Sabotage
- Deve-se colocar um explosivo no campo inimigo, com a novidade de o explosivo começar localizado no meio do mapa, as duas equipes devem se dirigir para pegar o artefato e depois plantá-lo.
- Headquarters
- O objetivo é pegar um rádio que aparece aleatóriamente no mapa para seu time. Se, por exemplo, o Time A conseguir pegá-lo, eles a partir desse momento deverão proteger o rádio.
- Domination
- As bandeiras estão colocadas em vários locais no mapa. Elas começam neutras e a medida que os Times vão marcando-as vão juntando mais bandeiras, ganha quem tiver o maior número delas.
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